HISTÓRIA DO HAPKIDO

                                   História do Hapkido   



O nome Hapkido
é de origem coreana e tem o seguinte significado:         
HAP - União/ harmonia.
KI - Energia interior.
DO - caminho espiritual.omo toda arte marcial de origem oriental, o
 Hapkido
segue todo um contexto psico-bioespiritual, onde são desenvolvidos os aspectos somáticos, mentais e espirituaisdo ser humano.

                                                                              O
                                                                                             Hapkido
é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e apren-dizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas e torções, além deenglobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, lequese também ensinar seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto.No início dos tempos, as artes marciais já eram praticadas não só pelo exercício físicodos monges, mas para que determinados povos lutassem por seus objetivos. Dessa mesmaforma, numa época passada, o país que hoje conhecemos por Coréia, era dividido em trêsreinos: Silla, Koguryo e Paekc. Os reinos sofriam invasões dos países vizinhos, e foi dentrodeste contexto que as artes marciais coreanas tiveram seu início.Uma das pessoas que teve grande influência dentro do moderno contexto marcial core-ano foi o mestre Yong Sool Choi, nascido em 1904 e falecido em 1986. Choi nasceu na Coréia,na província de Chung Buk e devido ao falecimento dos seus pais quando ele tinha a idade deoito ou nove anos foi levado para o Japão.Com essa cirscunstância social delicada, Choi entrou em depressão e passou a vagar pelaruas na situação de mendigo sendo constantemente surrado por outras crianças que também residiam nas ruas. Com pena da situação em que se encontrava Choi, um japonês o adotou.Antes ser mandado para a escola seu nome mudou de Choi para Tatujutu Yoshida. Choi tevemuitas dificuldades na escola japonesa porque nãotinha fluência na língua nipônica. Este fato favoreceu opouco interesse pelos estudos e suas constantes bri-gas com as outras crianças. Foi então que Choi rece-beu um convite para pertencer a um centro de estudosmarciais das técnicas dos antigos
 samurai 
.Choi foi residir com o mestre Sokaku Takeda, nas-cido em 1860 e falecido em 1943, que era um mestrenas artes marciais originadas dos
 samurai 
, cuja técnicamarcial era denominada de
 Daito Ryu Aiki Jitsu
. Choiresidiu e treinou com o mestre Sokaku Takeda duran-te 30 anos, somente retornando a sua terra natal, aCoréia, em 1945, voltando a usar o seu nome coreano, Yong Sool Choi, e abandonando por completo o seunome japonês.Segundo a tradição, durante a sua viagem do Japãopara Coreia, Choi perdeu uma parte da sua bagagem,incluindo dinheiro e os certificados comprobatóriosdos seus treinamentos com o mestre Sokaku Takeda.Este fato é um pouco polêmico dentro da biografia deChoi, porque muitos historiadores e pesquisadores marciais defendem a hipótese de queele inventou esta perda dos seus certificados devido ao fato dele nunca ter treinado oficial-mente com o mestre Sokaku Takeda. Devido a sua condição de coreano Choi era somente umsimples empregado do Mestre Sokaku Takeda, que era um xenófobo, algo considerado normalna posição de mestre marcial tradicional japonês, com descendência dos
 samurai 
. Algunspesquisadores marciais afirmam que Choi realmente treinou com o mestre Sokaku Takeda,mas que nunca recebeu certificação ou qualquer outra titulação oficial, por ser estrangeiro eserviçal coreano num país com princípios tradicionais bastantes rigorosos.O que se sabe com certeza é que Choi não foi para Ching Buk, sua terra natal, mas se dirigiupara outra região da Coreia, a Tae Gu. Sem dinheiro em Tae Gu, Choi começou vendendo pãesnas ruas. Depois de um ano de trabalho passou a criar porcos e como tinha pouco dinheiro eprecisava alimentar os porcos para os engordar e os vender, Choi acordava sempre muito cedoe ia até a Suh Brewery Company para poder adquirir gratuitamente a comida.Certo dia, em 1947, Bok Sub Suh, que era praticante de arte marcial e Presidente daSuh Brewery Company, observou fascinado da janela do seu escritório como Choi facilmentevenceu em uma briga diversos adversários de uma única vez. Curioso Suh conseguiu levarChoi até o seu escritório e lhe perguntou qual era a arte marcial que ele praticava. Choinada respondeu. Simplesmente Choi solicitou que Suh o segurasse na sua lapela e, de formasimples e objetiva, aplicou-lhe uma técnica que o arremessou facilmente ao chão.Achandoter sido sorte ou coincidência Suh mais uma vez agarrou a lapela de Choi e novamente foilevado até o chão.Após este feito de Choi, Suh pediu para que lhe ensinasse suas técnicas marciais. Choiaceitou a oferta de Suh que incluía como pagamento mais comida grátis e uma quantia emdinheiro. Suh passou a ter aulas com Choi e foi criado o primeiro espaço para ministração deaulas sobre as técnicas marciais do Japão.Choi passou a ser um docente marcial, durante muitos anos ensinou o que aprenderano Japão e passou rapidamente a ter notoriedade. Inicialmente denominou sua técnica marcial de YooSool ou JUJUTSU-, em japonês. Choiacrescentou em seu estilo marcial algumas téc-nicas de chutes e armas, devido as influênciasde algumas artes marciais coreanas. Contudo aessência de sua marcialidade vinha do que eletinha aprendido com o mestre Sokaku Takeda, noJapão, mesmo que Choi tivesse feito algumasadaptações para as realidades marciais exis-tentes naquela época na Coréia.Em 1954, outro acontecimento envolvendoBok Sub Suk e Choi iria ser mais um marco parahistória marcial. Suk se envolveu em uma brigapara defender o seu pai, Dong Jin Suh, de algunsbandidos. No combate Suk foi vitoriaoso pois uti-lizou as técnicas com uso dos pés que aprenderacom o Choi. Depois disso Suk sugeriu a Choi al-terar o nome da sua arte marcial de
Yoo Sool 
para
Yoo Kwon Sool 
, deixando bem claro que este estilomarcial ensinado por Choi consistia em utilizaçãode técnicas de arremessos e torções com uso de eficientes pontapés.Após a guerra da Coréia, Choi abriu sua própria academia e continuou ensinado seu estilomarcial, e levou alguns dos seus ex-alunos a criarem seus próprios estilos marciais.Han Jae Ji, nasceu em Angong, na Coréia, e foi um dos discípulos de Choi. Ele iniciouseus treinamentos com Choi em 1949, quando tinha somente 13 anos de idade. Han Jae Ji foi aluno de Choi em tempo integral até o ano de 1956, quando retornou para Angong, suaterra natal. Ao completar 18 anos Han Jae Ji passou a ser aluno de um homem no qual ele serefere como Taoist Lee. Então, segundo Han Jae Ji, o Taoist Lee passou a treiná-lo em váriosmétodos de meditação, armas marciais coreanas e técnicas de chutesPosteriormente em Angong, Han Jae Ji fundou sua própria academia e ministrou aulasdurante nove anos. Ele ensinava
Yoo Kwon Sool 
e sua academia era chamada de
 Na Moo Kwan
. Depois se mudou para Seul em setembro de 1957. Inicialmente ficou em uma casa detábuas em Whang Shim Ri. O filho do dono desta casa de tábuas, era Duk Kyu Hwang, e foi oseu primeiro aluno. Ele chamou esta sua nova academia de
Sung Moo Kwan
.Ji abriu outra pequena academia e passou a ter poucos alunos. Sua maioria era compostade alunos universitários, onde passou a ensinar uma mistura das técnicas de meditação,chutes, armas marciais aprendidas com Taoist Lee, que por sua vez foram aprendidas comChoi e seus princípios espirituais. Denominou este seu novo método marcial de
 Hapkido
.Antes de usar o nome
 Hapkido
, Han Jae Ji pensou em usar o nome
 Hapki-Yoo-Kwon-Sool 
,mas achou que o nome ficaria muito extenso. Ji achou interessante o nome
 Do
, porque repre-senta “caminho espiritual”, diferente de
Sool 
, que somente transmite idéia de técnica. Dentrode sua visão psicobioespiritual (mente, corpo e espírito), o termo
 Hapkido
se encontra melhoradequado ao seu objetivo marcial. Na verdade o nome
 Hapkido
foi oficializado em 1959.Segundo o próprio Han Jae Ji após criar o nome
 Hapkido
para sua arte marcial, permitiuque o seu mestre Yong Sool Choi, por respeito, usasse este nome. Choi ensinou sua arte mar-cial com o nome de
 Hapkido
por muitos anos, até a sua morte em 1986. Mas segundo o HanJae Ji, Choi não teve condições de ensinar o currículo completo de
 Hapkido
, porque desconhecia as técnicas de armas, chutes e os princípios espirituais dos quais Ji tinha treinado comoutros mestres.Ainda segundo Ji, o currículo final do
 Hapkido
so-mente foi concluído em 1960, quando o mestre MooWoong Kim se mudou para Seul e juntamente com Jiconcluiu o currículo do
 Hapkido
. Durante os aproximada-mente oito meses Moo Woong Kim ficou sendo aluno deHan Jae Ji e deu sua contribuição para que as técnicasde chutes fossem preservadas no
 HapkidO.Em 1961, houve uma grande mudança política naCoréia. Pouco tempo depois Han Jae Ji assumiu umcargo no governo coreano para ensinar hapkido paraa força de segurança do presidente da Coréia. Cargoeste, que ocupou até 1979, deixando-o com a morte dopresidente coreano, Chung Hee Park.Em 1960 devido aos problemas políticos envolven-do Coréia e Japão, com destaque para o nacionalismocoreano, Han Jae Ji, leu um livro de aikido e observouque os caracteres japoneses de Aikido eram semel-hantes ao do Hapkido. Levando-o a retirar o termo HAPda sua arte marcial e chamando-a somente de Kido.No dia 02 de setembro de 1963, o Ministério da Educação concedeu um reconhecimentopara a Associação Coreana de Kido. Com isso foi concedido o direito de organizar e recon-hecer as faixas pretas de 31 artes marciais coreanas. Além disso possibilitava a padronizaçãode ensino de todas estas artes marciais coreanas, permitindo que a Associação Coreanade Kido ministrasse aulas de artes marciais coreanas para estudantes de escolas públicas,oficiais da policia e funcionários militares.Atualmente devido as divisões políticas no hapkido na Coréia existem 3 organizaçõesoficiais: a Associação Coreana de Kido (presidida pelo Grão-Mestre In Sun Seo), a AssociaçãoCoreana de Hapkido (presidida pelo Grão-Mestre Se Lim Oh) e a Federação Internacional deHapkido (presidida pelo Grão-Mestre Moo Woong Kim).
No mundo todo existem diversos estilos de hapkido. Por esse motivo existe um impassesobre o criador do hapkido. Nossa abordagem refere-sea uma das visões do Hapkido no mundo, pois algunsgrupos pregam que o criador do hapkido foi Han JaeJi, que é também conhecido como Ji Han Jae, poroutro lado existem grupos que aceitam a idéia de queesta arte marcial coreana foi criada por Yong Sool Choi.Como Han Jae Ji está vivo e Yong Sool Choi está morto,fica mais fácil para Ji defender sua idéias de forma maisveemente. O fato é que tanto na parte do Ji Han Jaecomo a do Yong Sool Choi existem versões verdadeirase também falsas desenvolvidas de acordo aos inter-esses pessoais de cada um deles.O importante não é quem criou o hapkido, pois tantoChoi como Ji tem inestimáveis trabalhos dentro destaarte marcial, mas enaltecer o aspecto mental, social,espiritual e técnico marcial que o hapkido representapara a humanidade. E é isto que devemos acreditar edefender plenamente
            
Han Jae JiKim Moo HongSuAutores:   GRÃO MESTRE  HONG  SOO KANG, JOSÉ AUGUSTO ,MARCIEL TORRES, FABIO AMADOR BUENO
LIVRO: A ARTE DE COORDENAR ENERGIA













Hapkido, a arte de coordenar a energia
dentro da visão cartesiana do Ocidente a mente é separada do corpo. Já dentro daconcepção do Oriente existe uma relação de complementação entre o corpo, amente e o espírito. Então o hapkido por ser uma arte marcial de origem coreana temdentro dos seus princípios filosóficos a plena evolução psicobioespiritual. Atravésdeste paradigma,que nos conduz para uma linha mais próxima do panteísmo, ouniverso é um ser vivo denominado de Macrocosmo e o homem é o Microcosmo,portanto a saúde equivale a um estado de obediência, envolvendo o pleno equilíbrio entre omacro e o micro. Já a doença é somente a desobediência desta ordem natural das coisas.Podemos concluir que a aplicabilidade das técnicas marciais do hapkido são centradas nasleis naturais do universo, dentro do seu contexto filosófico.O hapkido como qualquer outra arte marcial oriental, não se fundamenta somente emsocos e pontapés, pois abrange vários princípios filosóficos que o torna verdadeiramente umformador de caráter e de princípios morais dos indivíduos.
O Hapkido obedece a três princípios essenciais:

Yu (água)




: A água tem como característica principal a adaptabilidade e afluidez por isso o poder de adaptação da água é muito grande. Basta colocar-mos a água em um copo que imediatamente ela vai se adaptar, da mesmaforam ao colocarmos dentro de uma garrafa. Assim o hapkidoísta tem que sercomo a água em se tratando do uso das suas técnicas marciais.
                                                                                               


  WON CIRCULARIDADE

Para a prática marcial correta no hapkido é necessário uti-lizar os movimentos circulares.O bom uso do círculo vai fazer o hapkidoísta um aplicador das leis da física que envolvem forças centrífugas e centrípe-tas, sempre redirecionando a energia do oponente.






Wha (harmonia):
O praticante de hapkido tem que se harmonizar con-sigo e com o universo que o cerca. Ao adentrar nos princípios naturais douniverso de forma plena, o hapkidoísta poderá interagir dentro dele e assimaplicar com facilidade as suas técnicas marciais.Somente a parte técnica do
 Hapkido
o deixa sem objetividade e respaldo espiritual. Suaaplicabilidade somente fundamentada na atividade física, o coloca em destaque estético,mas não dentro dos objetivos pretendidos por esta arte marcial para o bem da sociedade. Éuma maior evolução do ser humano enquanto ser moral e espiritual. O


Hapkido
é uma arte marcial e não somente uma luta marcial, cuja essência é somente a belicidade.
Dentro dos princípios da espiritualidade o Hapkido apresenta:
• Sincronia com a natureza.
• Sincronia com o ambiente
.• Espírito de aventura
.• Consciência.• Ética.
 Ao seguir estes princípios de cunho losóco e espiritual, o hapkidoísta vai angir estágios que são de suma importância para o seu desenvolvimento psico


-bioespiritual marcial:
• Amor à natureza (panteísmo).
• Humildade
• Coragem.
• Paciência.
• Força interior.
• Bravura
.• Fidelidade
.• Vontade de obter constantes conhecimentos.
• Moral
.• Gratidão.
• Modéstia.
Dentro dos princípios losócos que conduzem o Hapkido encontramos:
• Sincronia com a natureza
• Sincronia com o ambiente
.• Alimentação adequada
.• Repouso equilibrado.
Seguindo estes princípios losócos dentro da parte sica no Hapkido teremos:
• Força interior
.• Equilíbrio
.• Dosagem e força
.• Precisão de técnica
.• Controle da respiração
.• Concentração no olhar e através dele
.• Agilidade e flexibilidade
.• Dosagem de velocidade
.• Controle da distância.
• Desenvolvimento gradativo das mãos e pés.
Princípios losócos
do Hapkido


Os principais objetivos do hapkido como formador do caráter e da moral são:
• Cortesia.
 Honra
.• Lealdade.
• Integridade.
• Respeito.
• Auto controle.
• Perseverança.

Cabe aos hapkidoístas lembrar que o
 Hapkido
não é composto somente de socos e chutes, mas que esta arte marcial é um caminho de vida que tem como essência a formaçãoholística do ser humano e da sociedade.
 Juramento do Hapkido
Eu prometo:Observar as regras do
 Hapkido
Respeitar o instrutor e meus superioresNunca fazer mau uso do
 Hapkido
Construir um mundo mais pacífico
Ser campeão da liberdade e da justiça”


Juramento de competição


juro respeitar meus adversários.
Juro competir com lealdade.
Juro respeitar os regulamentos.
Juro respeitar os juízes e meus superiores.

Juramento do faixa preta



Juro manter sempre o espírito do
HAPKIDO, não parando de treinar até o fim da minha existência.
Juro cumprir o regulamento do
 Hapkido
, procurando jamais errar porque sou faixa preta em hapkido.
Juro respeitar e obedecer por toda minha existência à pessoa e aos ensinamentos
do meu mestre.
Juro respeitar e obedecer sempre os mais graduados do que eu e tratar com amore carinho os menos graduados.

Mandamentos do Hapkido
                                         Amar a pátria e nossos pais
Respeitar nossos superiores.
Tratar com amizade nossos colegas.Na luta, não recuar nenhum passo

PATROCINADOR OFICIAL

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ESCOLA D TREINAMENTOS TÁTICOS