VARIAS ARTES MARCIAIS

wrestling
O termo wrestling é uma palavra inglesa antiga que foi originada algum tempo antes de 1100 d.C. É talvez a palavra mais antiga ainda em uso no lingua inglesa para descrever o combate corpo-corpo                                                                                   Freestyle wrestling
 luta greco-romana                                                                                     é considerada pela Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) como uma das quatro principais formas de luta amadora, e está presente nos Jogos Olímpicos modernos desde 1896.objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição. A luta greco-romana tem estilo e técnica únicas, quando comparada a outras formas de luta; uma característica da luta greco-romana são a luta com as mãos – a habilidade de controlar e manipular as mãos e braços do adversário para ganhar vantagem durante uma contração dos membros superiores, são movimentos empregados pelos lutadores greco-romanos durante uma disputa. Os atletas desta modalidade são geralmente muito fortes pois a luta greco-romana exige bastante dos membros superiores. Como o estilo proíbe ataques e golpes abaixo da cintura os competidores são encorajados a ataques de projecção do adversário ao chão, desde que os competidores não podem usar as pernas para prevenirem serem atirados.
JUDÔ                                                       (柔道 Jūdō?, caminho suave, ou caminho da suavidade) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.[1]
O judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jiu-jitsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).
A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogui e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi que é composto pelo casaco (Uegui), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa (obi), o judogui pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.
Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.
Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.
Aikido
aikidô ou aiquidô[Nt 1][1][2] (em japonês: 合気道, transl. aikidō) é uma arte marcial criada no Japão na década de 1940 pelomestre Morihei Ueshiba (1883-1969), a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam Ô-Sensei ("grande mestre") ou fundador (a expressão sensei quer dizer Professor).
O fundador do aiquidô [3] nasceu no Japão no dia 14 de Dezembro de 1883 e faleceu em 26 de abril de 1969. Durante a infância, presenciando com frequência malfeitores espancarem seu pai por problemas políticos, decidiu fazer-se forte para poder se vingar. Tornou-se mestre em vários estilos de jiujitsu, espada e lança, mas, apesar de suas impressionantes capacidades físicas e marciais, sentia-se insatisfeito. Voltou-se para o estudo religioso, na esperança de encontrar um significado mais profundo para a vida e, pela combinação de seu treino com suas ideologias religiosas e políticas, criou a moderna arte marcial AIKIDO. Ueshiba decidiu-se pelo nome AIKIDO em 1942 (antes ele a denominou aikibudo e aikinomichi).
Ueshiba concebeu o aiquidô a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o Daito-ryu aikijujutsu, com sensei Sokaku Takeda, o kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto), sendo outro de seus mestres Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto-kyo, no Japão. Seus sucessores principais foram Kishomaru Ueshiba (1921 - 1999) e Moriteru Ueshiba (1951), descendentes e herdeiros.




WORLD OLYMPIC HAPKIDO FEDERATIONHAPKIDO   
Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas,bengalasfacasleques. Essa arte marcial também ensina seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto.
Além de tecnicas de luta, o faixa preta em Hapkido é um Terapeuta, pois o Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos deacupuntura e massagem, pontos que são utilizados em tecnicas de imobilização causando muita dor no adversário, mas que tambem são utilizados em tratamentos e terapias.

TAEKWONDO
Taekwondo (em coreano태권도AFI[tʰɛk͈wʌndo]) , também grafado tae kwon dotaekwon-do ou TKD, é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.[1]


                                              KARATE (em japonês: 空手, transl. karate, AFI[kɑʀɑtə]) ou caratê-dô (em japonês: 空手道, transl. karate-dō AFI[kɑʀɑtədɵ])[a] é uma arte marcial japonesa (Budō) que se desenvolveu a partir da arte marcial autóctone deOquinaua sob influência do chuan fa chinês[b] e dos koryu japoneses (modalidades tradicionais de luta).
A influência do chuan fa foi maior num primeiro estádio e se fez sentir nas técnicas dos estilos mais fluidos e pragmáticos da Chinameridional.[1] A influência das disciplinas de combate familiares do Japão, ou koryu, é notada no desenvolvimento de movimentos diretos e simples, abandonando aquilo que não seria útil.
Seu repertório técnico abrange principalmente golpes contundentes — atemi waza —, como pontapéssocos, joelhadas, bofetadasetc., executadas com as mãos desarmadas. Todavia, técnicas de projeção, imobilização e bloqueios — nage wazakatame wazauke waza — também são ensinados, com maior ou menor ênfase dependendo do onde se aprende.
  busca desenvolver disciplinafilosofia e ética, além de aprender simples movimentos e condicionamento físico, diferenciando-se assim do mero praticante. Nessa mesma linha, aquele carateca que alcança o grau de faixa/cinturão preto(a) é chamado de sensei.

               Auregional.gif CAPOEIRA
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileiraaprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.
A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.
Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.

                                                                      Muay thai
Add caption
Muay thai (em tailandês: มวยไทย; RTGS: muai thai; AFI[muɛ̄j tʰɑ̄j]; lit. boxe tailandês) é uma luta originária da Tailândia, país do qual é o esporte nacional. 
É conhecida como a arte das oito armas, pois se caracteriza pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, e associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total muito eficiente.


                                 JIU-JITSU

O jiu-jitsu ou jiu-jítsu (em japonês 柔術, transl. , "suavidade", "brandura", e jutsu, "arte", "técnica")[a] é uma arte marcial japonesa, porém de origem indiana, que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os samurais (bushi) usavam armaduras.
No Japão, o termo judô foi usado para se diferenciar do antigo ju-jitsu, quando Jigoro Kano desenvolveu um método pedagógico reunindo as técnicas do ju-jitsu. Os ideogramas Kanji japoneses de Ju jitsu, podem receber diferentes pronúncias. O ideograma "jiu" de jiu-jitsu (柔術) e "ju" de judô (柔道), são na verdade o mesmo.
Basicamente no Jiu-Jitsu usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou quebrando-lhe uma articulação.

KUNG FU
Do pinyinWushu (mandarim padrão: 武術 ou 武术) é um termo chinês que literalmente significa "arte da guerra". No Brasil o termo normalmente usado é o Kung Fu (pinyin: Gongfu). No entanto, na China este termo caracteriza qualquer tarefa feita com perfeição, não apenas artes marciais. Temos também outro termo bastante usado na ChinaKuoshu (pinyin: Guoshu), que significa "arte nacional", este termo foi imposto pelo governo chinês para designar a arte marcial (Wushu) de uma forma mais nacionalista.
Existem catalogados na China mais de 300 estilos diferentes de Kung Fu/Wushu/Kuoshu, e estes podem ser classificados em duas escolas:Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna. Na primeira se incluem a maior parte dos estilos de Kung Fu, alguns, originários do Templo Shaolin, outros, de outros templos, como por exemplo: EmeishanFukienHuanshan. Tal escola visa prioritariamente a prática para o desenvolvimento externo, ou seja, para o desenvolvimento propriamente físico ou marcial, são estilos de Kung Fu classificados como Duros. A maioria dos estilos externos se encaixam no estilo principal: tongbeiquan, um estilo baseado no movimento de animais tais como o tigre, o louva a deus, o macaco, a serpente e a garça. Outro exemplo de estilo de Kung Fu externo é o Sanshou ou Sanda ou boxe chinês, direcionado para combates. Voltando a escola interna, podemos dizer que ela visa mais a prática para o desenvolvimento interno, ou do Chi, a energia interna, são estilos classificados como Suaves. A escola interna ficou mais conhecida, a partir do templo do Monte Wudang, centro que enfatizava estilos tradicionais, alguns muito famosos no Ocidente, como o Pa Kua Chang (Baguazhang), Hsing-I Chuan (Xingyiquan) e o Tai Chi Chuan (Taijiquan). Outras modalidades da escola interna, como o I-Chuan, o Hsing-I e o Pakua, não tiveram origem em templos.
Uma reformulação moderna com um intuito esportivo de alto desempenho é o Kung Fu Moderno, que frequentemente exige atletas muito bem preparados. Paralelamente, temos o Kung Fu Tradicional, tendo inclusive muito mais praticantes do que o Kung Fu Moderno. O foco do Kung Fu Tradicional é oferecer uma prática esportiva e marcial para todas as idades.

BOXE
boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterraentre 1000 e 1850




                     NINJA      
Um ninja (忍者) ou Shinobi (忍び) era um agente secreto ou mercenário do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas. As funções do ninja incluíam espionagemsabotageminfiltração e assassinato, assim como combate aberto em determinadas situações.[1] Os ninjas, utilizando métodos secretos de fazer a guerra, foram contrastados com os samurais, que havia regras estritas sobre a honra ecombate.[2]


m seu Buke Myōmokushō, o historiador militar Hanawa Hokinoichi escreve sobre o ninja:

Eles viajavam disfarçados para outros territórios, para avaliar a situação do inimigo, eles teriam de achar o seu caminho no meio do inimigo para descobrir as falhas, e invadir castelos inimigos para incendiá-los, e realizar assassinatos, chegando em segredo.




Krav magá (em hebraico: קרב מגע, "combate próximo/de contato") é um sistema de combate corpo a corpo eclético, desenvolvido emIsrael, que envolve técnicas de luta, agarramento e golpeamento.[2][3]

KRAV MAGÁ

O krav magá é derivado de habilidades de briga de rua, desenvolvidas por Imi Lichtenfeld como um modo de defender o quarteirão Judeu durante o período de ativismo anti-semita em Bratislava [4] nos anos de 1940. Após sua imigração para Israel, ele começou a fornecer treinamento em combate corpo-a-corpo para o que se tornaria as Forças de Defesa de Israel, desenvolvendo as técnicas que se tornaram conhecidas como krav magá. Desde então ele tem sido aperfeiçoado para ambas aplicações, civis e militares.
Sua filosofia enfatiza a neutralização de ameaças, manobras de defesa e ataque simultâneos, e agressão.[5] O krav magá é utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e várias variações intimamente relacionadas foram desenvolvidas e adotadas por organizações de imposição da lei e de inteligência, como MossadShabakFBI, unidades SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque[6] e Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos. Existem várias organizações ensinando krav magá internacionalmente;[7][8][9] o krav magá não é considerado um desporto, já que não possui regras. Todos os golpes são permitidos e treinados por forma a ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais r 

SAMBO
RUSSO ARTE MARCIAL UNIÃO SOVIÉTICA SÉCULO XX ESPORTE DE 1938
SAMBO é um acrônimo de "CAMооборона Без Oружия" (SAMooborona Bez Oruzhiya), que em tradução livre pode significar "autodefesa sem armas".
Este estilo de luta é conhecido pela cultura popular como o praticado pelo personagem Zangief do jogo Street Fighter.O sambo originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas estas com o mesmo nome (sambo) porém com estilos diferentes.
O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes na luta greco-romana, lutas eslavas, aikijujutsu japonês e diversas lutas chinesas. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao sambo.
A influência Oshchepkov eram o tenjin shin'yō-ryū e o kitō-ryū (escolas do aikijujutsu), além do judô. O estilo proposto por Oshchepkov [3] é o que mais se assemelha ao sambo atual. Oshchepkov foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin [4].
Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambo contemporâneo [5].
Entretanto, não há um consenso universal sobre a existência de um criador único do Sambô.


Huka-huka


Huka-huka é um estilo de wrestling tradicional brasileiro dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, de Mato Grosso.
O huka-huka faz parte do Jogos dos Povos Indígenas como parte da modalidade luta corporal que é praticada como modalidade de demonstração.[1]

Características

O huka-huka inicia com os atletas ajoelhados. Começa quando o dono da luta, um homem chefe, caminha até o centro da arena de luta e chama os adversários pelo nome. Os lutadores se ajoelham girando em circulo horário frente ao oponente, até se entreolharem e se agarrarem, tentando levantar o adversário e derrubá-lo ao chão.[1]

O huka-huka como luta ritual

Como luta ritual, o huka-huka é praticado durante o Quarup e possui simbolismo competitivo, onde a força e virilidade dos jovens é testada.[2] A arte marcial está inserida num amplo contexto de competições realizadas em virtude do Quarup.
Aos primeiros raios do sol do dia seguinte ao início do Quarup, termina o momento de ressurreição simbólica e o choro e o canto cessam. Os visitantes anunciam sua chegada com gritos, e iniciam competições de huka-huka entre os campeões de cada tribo, seguidas de lutas grupais para os jovens.


Utilização do huka-huka no treinamento de policiais e de lutadores profissionais

O huka-huka vem sendo introduzido, em caráter experimental, na formação de policiais militares do estado de São Paulo, no Brasil.[3][4] A luta também vem sendo estudada por lutadores de artes marciais mistas como Anderson Silva, que, em janeiro de 2012, visitou uma aldeia camaiurá, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, no Brasil, para aprender técnicas da luta com vista a possíveis aplicações em suas lutas profissionais.[5][6]





Nenhum comentário:

Postar um comentário

PATROCINADOR OFICIAL

PATROCINADOR OFICIAL
ESCOLA D TREINAMENTOS TÁTICOS